" O ranking ‘Variações da Democracia’ (V-Dem) analisou a situação de 202 países, avaliando 450 indicadores relacionados a questões como liberdade de expressão, disseminação de informações falsas por fontes oficiais e liberdade da imprensa
O Brasil foi o quarto país que mais se afastou da democracia em 2020. A afirmação é do relatório Variações da Democracia (V-Dem), produzido pelo instituto de mesmo nome ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
O ranking analisou a situação de 202 países. De acordo com o índice, no qual 0 representa um regime ditatorial completo e 1, a democracia plena, o Brasil hoje registra pontuação de 0,51, uma queda de 0,28 em relação à medição de 2010, que ficou em 0,79. A queda do país só não foi maior do que as quedas da Polônia, Hungria e Turquia.
A pesquisa utilizou 450 indicadores diferentes para revelar o cenário político nos aspectos do Judiciário, Legislativo e Executivo, a liberdade de expressão da população, a disseminação de informações falsas por fontes oficiais, a repressão a manifestações da sociedade civil, a liberdade e independência da imprensa e a liberdade de oposição política.
O relatório aponta que o mundo atualmente vive uma onda de expansão das autocracias iniciada em 1994. Essa seria a terceira onda desde 1900 (as duas primeiras aconteceram entre os anos 1920-1940 e entre o começo dos anos 1960 e o final dos anos 1970).
[...]”
Veja a matéria na íntegra em: